(Polo 6) VIII Encontro de Docentes do Câmpus de Bauru

VIII ENDOC - Realizado no dia 18/10/2016

VIII ENDOC - Encontro de Docentes da UNESP do Campus de Bauru

Profissão Professor: A Universidade Pública como local de trabalho”

As Comissões Locais do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas “Profa. Adriana Josefa Ferreira Chaves” - CENEPP – UNESP, organizaram o VIII ENDOC – Encontro de Docentes da UNESP do Campus de Bauru, com o tema “Profissão Professor: A Universidade Pública como local de trabalho”, realizado no dia 18/10/2016, no Câmpus de Bauru.

Há sete anos o ENDOC é realizado e neste ano de 2016 aconteceu sua 8ª Edição, sempre no mês de outubro em comemoração ao “Dia do Professor”, procurando trazer temas importantes para a discussão e reflexão, objetivando a melhoria da prática docente e a consequente melhoria do ensino.

Nosso convidado para dialogar sobre o tema foi o Prof. Dr. Celestino Alves da Silva Junior, Titular aposentado da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília. O Prof. Celestino tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos temas: política educacional, administração educacional, ensino superior e avaliação educacional. É autor de livros e artigos sob os temas “A Escola Pública como Local de Trabalho”, “Nove Olhares sobre a Educação” e “Formação do Educador: Dever do Estado, Tarefa da Universidade”, entre outros.

O evento contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, sendo servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes.

A mesa diretora dos trabalhos foi assim composta: Prof. Dr. Marcelo Carbone Carneiro, Vice-Diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Prof. Adj. Paulo Noronha Lisbôa Filho, Vice-Diretor da Faculdade de Ciências, Prof. Dr. Luiz Francisco da Cruz, Coordenador do Pólo 6 do CENEPP e Coordenador desta atividade, Profa. Dr. Dayse Yara dos Santos, Coordenadora da Comissão Local do CENEPP da Faculdade de Ciências, Prof. Dr. Mário Eduardo Bordon, Coordenador Local do CENEPP da Faculdade de Engenharia.

Também estiveram presentes a Profa. Dra. Alessandra de Andrade Lopes, Coordenadora Executiva do CENEPP e o Prof. Dr. José Misael Ferreira do Vale, Ex-Diretor da Faculdade de Ciências, Campus de Bauru.

O evento alcançou seu objetivo, sendo que os participantes elogiaram muito a palestra do Prof. Celestino, o qual interagiu perfeitamente com a plenária quando questionado sobre assuntos pertinentes ao tema exposto.

Agradecemos a todos os membros das Comissões Locais do CENEPP que ajudaram na organização do VIII ENDOC; aos servidores técnico-administrativos dos STAEPEs das três unidades universitárias do Campus de Bauru; aos servidores técnico-administrativos do GAC; os alunos do RP Júnior; à Editora Unesp pela doação de livros e a Vunesp pelo fornecimento dos “kits” pelo apoio aos participantes.