(Polo 6) Curso de Relações Públicas realiza avaliação do seu PPP

O aperfeiçoamento de requisitos elementares para o ensino aprendizagem é um processo necessário às propostas de reestruturação do ensino e também da avaliação participativa entre todos os segmentos envolvidos. O conselho de curso de Relações Públicas ciente desta demanda e da constante exigência dos alunos para maior participação neste processo incentivou e organizou uma oficina para a avaliação do seu novo Projeto Político Pedagógico, no intuito de traçar diretrizes para alcançar a excelência em termos de aprendizagem, pesquisa e extensão a comunidade. O evento “Oficina de Estudos pedagógicos (OEP) Avaliação do PPP do curso de Relações Públicas da Unesp”, ocorreu nos dias 26 e 27 e setembro, tendo por objetivo avaliar - em conjunto com docentes e discentes -, as diferentes dimensões do curso de RP da Unesp.  Num processo interativo de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões coletivas, a finalidade do evento foi a de encontrar soluções que contribuam para o ensino, pesquisa e extensão de qualidade. O evento contou com a organização do Conselho de Curso de Relações Públicas em parceria com a Comissão Local da FAAC do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas – CENEPP. No dia 26/09 foi realizada uma palestra com a Profa. Dra. Célia Retz sobre o tema Avaliação no Ensino Superior e em seguida, professores e alunos participaram de uma dinâmica de grupo, divididos em 10 grupos para discussão dos seguintes temas: 1) práticas pedagógicas: interação professor e alunos 2) Procedimentos de Ensino e Avaliação ;3) Espaços de ensino: infraestrutura, equipamentos; 4) Matriz curricular: conteúdo e seriação; 5) disciplinas e trabalhos integrados; 6) intercâmbios e mobilidades; 7) projetos de extensão; 8) pesquisa e iniciação científica; 9) Diretórios, associações e empresas juniores; 10) estágio.

No dia seguinte 27/09, os resultados das discussões em grupo foram apresentados pelos membros em uma   plenária mediada pela coordenação – profa. Dra. Roseane Andrelo, e vice coordenação de curso, Prof. Dr. Célio Losnak. Os participantes do evento aprovaram a iniciativa do curso: “É muito importante abrir um espaço  como esse para o diálogo e reflexão sobre o curso” disse a aluna do 3. ano de RP, Ariely Fonseca, assim como sua colega de curso, Ariane Harbekon, que comentou: “É muito bom ver a preocupação do curso  em nos proporcionar oportunidades de fala”. A profa. Dra. Raquel Cabral, docente do curso, ressaltou a originalidade do evento: “Uma iniciativa inédita, reflexiva e madura no     curso de RP que certamente produzirá   bons frutos”.

O material produzido pelos grupos foi organizado em um documento e encaminhado ao Conselho de Curso para análise das demandas levantadas.